Audi Q3 Owners Forum banner

Calibração RVC

3 reading
26K views 56 replies 10 participants last post by  Richard Hamilton  
#1 ·
Estou à procura de alguns valores para pessoas com câmaras de marcha-atrás e VCDS :)

Preciso calibrar a minha câmara (funciona bem), mas tem uma mensagem de erro.

Poderia abrir o módulo 6C, inserir o acesso de segurança (código 22351) e LER o canal 004 e 005 para relatar os valores?

Obrigado!

#2 ·
Olá CocoPopsAinda não instalei meu kit e nunca pensei que a câmera precisasse de calibração, então seguirei seu tópico com interesse. Como de costume, uma pesquisa no Google mostra algumas pistas, mas nada específico para Q3s. Encontrei este link, no entanto, e ele pode preencher algumas lacunas - http://www.audizine.com/forum/showthread.php/507970-Backup-Camera-Calibration Saudações Spike

#3 ·
Sim, a câmera funciona bem, Spike.

Aparentemente, a calibração garante que o círculo de viragem está correto.
Não é um grande problema se a calibração não estiver definida, além de ter um erro exibido no VCDS Autoscan.

Se eu puder obter os valores de outro Q3 (basicamente, são os valores de altura), então posso definir a calibração e limpar a mensagem.

Alternativamente, preciso pagar à Audi para fazer isso, o que provavelmente custa cerca de £ 100. Portanto, prefiro usar o VCDS para definir os valores :D

#4 ·
Estou a aprofundar-me no desconhecido aqui, mas lendo o post 13 do link audizine (ok, relaciona-se com um A4) infere-se que a calibração é um teste dinâmico onde a câmara gera dados a partir do marcador 'domino' no chão, com a altura e a distância em relação à linha central do eixo traseiro a fazerem parte dessa calibração. A largura do eixo também faz parte do cálculo. Algo disto se relaciona com o ecrã VCDS usado para o Q3? Só me pergunto se os dados de outro Q3 funcionariam. Cumprimentos Spike

#5 ·
Você está correto, Spike.

Verifiquei minhas configurações em relação a outro Q3 que foi instalado na fábrica.

Então... Preciso imprimir o pdf naquele link que você forneceu e depois fazê-lo.

A caminho da Staples amanhã :D

#6 ·
CocoPops said:
Você está correto Spike.

Verifiquei minhas configurações em relação a outro Q3 que foi instalado na fábrica.

Então... Preciso imprimir o pdf naquele link que você forneceu e então fazê-lo.

Amanhã para a Staples :D
Seria bom se você conseguisse uma cópia durável - talvez eu queira alugá-la em um ou dois meses.

Saudações Spike

#7 · (Edited)
Finalmente consegui calibrar o meu e pensei que seria útil partilhar as minhas experiências. Imprimi o plano do modelo de calibração e pus-me a trabalhar.

Tentativa 1 - Marquei as posições centrais das rodas no chão e estiquei linhas da frente para trás. Isto deu-me uma referência para medir a distância da roda traseira e uma posição lado a lado, para ter a certeza de que estava no centro:

1201

1202

1203

Usando as instruções da Ross-Tech para calibrá-lo, primeiro obtive um erro "0x0004 - Valores de correção fora do alcance". Então, mexi com a distância do modelo ao eixo traseiro, mas comecei a receber o erro "0x0003 - Marcação não reconhecida". Tentei todo o tipo de configurações, mas não consegui que a câmara reconhecesse o modelo. Desisti, depois de ter desperdiçado um par de horas.

Então pensei em tentar colocar o modelo numa caixa de cartão grande (120 mm de altura), para o tirar do chão. Ainda sem sorte. Finalmente, em desespero, inclinei a caixa para cima na parte de trás em mais 120 mm, e BINGO! a rotina de calibração correu bem, e agora o módulo está livre do código de falha.

1204

1205

Tenho de dizer que tudo ficou menos científico à medida que fui avançando, e inclinar o modelo provavelmente afetará a verdadeira calibração, mas livrei-me daquele código de falha irritante que me estava a atormentar.

Caso seja útil para mais alguém, os valores que usei foram:

Canal 005: 620 (500+120)
Canal 004: 15967 (20000 - 2603 - 1430) Constante 20000, Distância entre eixos 2603, Distância do eixo 1430.

#8 ·
Olá RichardBem-vindo ao fórum e obrigado pela sua primeira publicação muito interessante. Você instalou a câmera de ré sozinho? Da lista de requisitos de calibração da Audi, o único que pode ter afetado seus resultados é o espaço ao redor do veículo. Talvez a câmera estivesse captando outros objetos além da 'plataforma' de dominó e a inclinação adicional reduziu essa 'distração'. Deve haver pelo menos 2 m de espaço ao redor do veículoFreio de estacionamento ligadoVolante na posição centralTodas as portas e porta traseira fechadasCarregador de bateria conectadoA distância recomendada para a 'plataforma' de calibração é de 1,47 m - 1,90 m para o Q3.Saudações Spike

#9 ·
Obrigado pela boas-vindas, Spike!

Não, embora eu tenha feito várias adaptações em outros carros que tive, fiquei com preguiça com este e mandei outra pessoa fazer o trabalho. Fico feliz por ter feito isso, pois eles tiveram que conectá-lo ao controlador CAN na frente, o que envolveu muito mais remoção de acabamento.

Também encontrei a dimensão de 1,47-1,90 metros no ElsaWin, mas se eu colocasse a 'placa' nessa faixa, dava o erro "0x0004 - Valores de correção fora da faixa" toda vez que executava a rotina de calibração. Somente quando reduzi para menos de 1,45m essa mensagem desapareceu. Muito estranho. Seria interessante saber se mais alguém teve a mesma experiência.

Você pode estar certo sobre o espaço de 2,0m. Eu tinha todos os outros requisitos cobertos, mas depois de olhar o link Audizine acima e a foto do A4 em um ambiente semelhante, pensei que talvez não fosse tão crítico.

#11 ·
Excelente trabalho, mas qual o tamanho da caixa para o resto do conjunto de dominó?
Image

#12 ·
Boxbrownie said:
Excelente trabalho, mas qual o tamanho da caixa para o resto do conjunto de Dominó?
Image
É um conjunto de compêndio BB, contém damas, Ludo e todo o tipo de coisas + o tabuleiro - aparentemente cabe no estádio de Wembley...................................
Image
Image
Image
Image

#13 ·
Richard Hamilton said:
Obrigado pela boas-vindas, Spike!

Não, embora eu tenha feito várias adaptações em outros carros que tive, fiquei preguiçoso com este e mandei outra pessoa fazer o trabalho. Fico feliz por ter feito isso, pois eles tiveram que conectá-lo ao controlador CAN na frente, o que envolveu muito mais remoção de acabamento.

Também encontrei a dimensão de 1,47-1,90 metros no ElsaWin, mas se eu colocasse a 'placa' nessa faixa, dava o erro "0x0004 - Valores de correção fora da faixa" toda vez que executava a rotina de calibração. Somente quando reduzi para cerca de 1,45m essa mensagem desapareceu. Muito estranho. Seria interessante saber se mais alguém teve a mesma experiência.

Você pode estar certo sobre o espaço de 2,0 m. Eu tinha todos os outros requisitos cobertos, mas depois de olhar o link Audizine acima e a foto do A4 em ambientes semelhantes, pensei que talvez não fosse tão crítico.
Esqueci de dizer que limpar o código de falha foi um ótimo resultado e quando eu finalmente instalar a câmera, ficarei feliz com isso. Seria bom fazer a calibração com uma zona livre de 2m ao redor do carro, mas não acho que muitos de nós teríamos uma área plana grande o suficiente para tentar.

Saudações SpikePS. Você está planejando outras atualizações?

#14 ·
Olá a todos. Acabei de instalar um RVC original. Fiz todas as configurações do VCDS, mas recebo 0x0003. Mas não tenho imagem da minha câmera. A tela MMI muda quando engato a marcha a ré, mas não tenho a visão da câmera na tela. Isso está certo? Preciso obter o resultado 0x0000 da calibração antes de poder ver a visão de trás? Ou a visão traseira está aparecendo porque eu não calibrei?

#15 ·
Bem-vindo Arna!

Se você tiver conectado e codificado corretamente, a imagem da câmera aparecerá na tela, mesmo que não esteja calibrada. Eu mandei a parte de hardware e codificação ser feita por outra pessoa e depois calibrei eu mesmo. No entanto, estas são as codificações que encontrei neste site:

<!--if gte mso 9>
<o:OfficeSettings>
<o:AllowPNG/>
</o:OfficeSettings>
<!-->

- Endereço 19 (unidade CANbus) -> Lista de instalação -> 6C
Câmera de ré [SELECT]

- Endereço 5F (Para veículos com navegação +) -> Longa
codificação -> Byte 7 -> definir Bit 1 para 1

- Endereço 5F (Para veículos com RMC apenas) -> Longa codificação
-> Byte 6 -> definir Bit 2 para 1

- Endereço 6C (câmera de ré) Codificação:

1030015 = engate automático, com APS+
1000015 = RVC apenas
1020015 = APS+, sem engate automático
1010015 = engate automático, sem APS+

Também me lembro do instalador dizendo que não funcionaria fazendo a conexão CAN dentro do compartimento traseiro. Ele teve que passar fios até a unidade (Gateway?) na frente.

#16 ·
Olá. Esta é a minha configuração no carro.
Endereço 5F (Para veículos com navegação +) -> Codificação longa -> Byte 7 -> definir Bit 1 para 1
1020015 = APS+, sem engate automático
Mas vou verificar isso agora. Tente também fazer uma nova calibração. Quando eu faço a calibração, eu coloco a marcha a ré?

#18 ·
A câmara funcionará sem calibração se tudo o resto for feito.
A minha está sem calibração há quase 2 anos
Image

#19 ·
Olá.
A lista CAN 19 não verificou a câmera, agora eu cliquei aqui.
Eu conectei ao CAN na conexão frontal no ponto 19 alto e baixo.
Ainda sem visão da câmera traseira.
Eu reiniciei o IMM e a energia e na caixa de controle no porta-malas.
A codificação 6c é 1020004

#20 ·
Pelo que você disse, a codificação 6C deve ser 1020015. É assim que o meu está codificado, e eu tenho Navegação +, APS+ e sem engate de reboque.

#23 ·
Eu desconecto a câmera da caixa e obtive o status 6 e falha na sincronização da câmera. Quando eu conecto a câmera novamente, o status restaura. Então agora eu comecei a calibrar novamente. Ainda 0x0003. Tente experimentar com diferentes distâncias do centro da roda para a ferramenta vas.

#25 ·
Parece que o módulo da câmera está "vendo" a câmera, mas não está exibindo no MMI. Você tem certeza de que codificou 5F corretamente?

Perdoe-me se você está familiarizado com a codificação longa, mas você alterou o Byte 7, Bit 1 para 1? Bit 1 é o segundo dígito da direita. O primeiro à direita é o Bit 0, depois o Bit 1, depois o Bit 2, etc.