Audi Q3 Owners Forum banner

2020 Q3 - Experiência de condução em autoestrada

509 views 6 replies 4 participants last post by  jondarrer  
#1 ·
Olá, sou proprietário do seguinte veículo desde maio - Audi Q3 S Line 35 TFSI MHEV S-A

Na maior parte, como é o nosso primeiro Audi e o tamanho do carro que queríamos, estamos muito satisfeitos.

O meu Audi local corrigiu recentemente um ligeiro problema de tração e, juntamente com isso, calibrou o ADAS.

Em estradas normais, além da minha falta de habilidade para estacioná-lo reto, é fácil de dirigir, mas em autoestradas é outra história. O carro não é fácil de dirigir, o volante é ágil em relação à manobra do veículo, mas parece pesado na resposta, o carro também parece querer sair da posição da faixa, embora pareça manter a sua linha.

Agradeço que isto soe contraditório e queria perguntar se se deve à resposta da suspensão por ser um S-Line, se podem ser as configurações pre sense ou se estou a pensar demais e apenas tenho de me habituar a esta experiência de condução.

Tendo vindo de um Seat Ibiza ágil para este, aprecio que o peso do carro possa ter um papel nisso.

Queríamos este veículo para desfrutar de viagens mais longas, mas sinto que tenho sempre de estar em sintonia e que cruzar não é mais uma coisa.

Não quero que a direção seja verificada novamente e queria perguntar se o carro é demasiado inteligente e responsivo para o seu próprio bem?

#5 ·
Recebi recentemente o meu Q3 (com Lane Assist) e não tenho os problemas que descreve. Fiquei curioso para saber o que o ChatGPT poderia propor, e aqui está a resposta - espero que ajude!

No Q3 (F3), algumas coisas comuns podem fazer com que a direção na autoestrada pareça "puxada" ou pesada, mesmo que o carro esteja a seguir em linha reta. Eu trabalharia nestes pontos, por ordem:

1. Tente um teste rápido A/B sem Lane Assist
• Desligue o Active Lane Assist num troço de autoestrada e veja se a sensação de peso/"empurrão" desaparece.
• Se ajudar, mantenha-o ligado, mas ajuste as definições: Carro → Assistência ao condutor → Active Lane Assist → defina "Aviso" para Tarde, reduza/desative a intervenção da direção ou o "Guiamento adaptativo da faixa" (a formulação varia). Pode também deixar apenas o aviso de vibração ligado.
• O Pre sense não é o culpado aqui – trata-se de aviso de travagem/colisão, não da sensação de direção.

2. Verifique a pressão dos pneus (os concessionários costumam enchê-los em excesso)
• Faça-o com os pneus frios e ajuste-os exatamente de acordo com a placa na ombreira da porta para o seu tamanho de jante/pneu e carga normal. Pressão excessiva + pneus S line de perfil baixo = seguir sulcos e uma sensação "instável" em autoestradas com mau piso.

3. Certifique-se de que o Drive Select não a torna mais pesada
• Em Individual, coloque a Direção = Conforto (Motor/Transmissão podem estar em Auto/Dinâmico, como preferir). O peso dinâmico da direção na autoestrada pode parecer artificialmente pesado e mascarar a sensação da estrada.

4. Os próprios pneus (marca/desgaste/conicidade)
• Marcas mistas ou certos padrões desportivos podem seguir os sulcos. Desgaste irregular ou "conicidade" podem criar uma deriva/oscilação subtil contra a qual você corrige.
• Teste rápido: troque os pneus dianteiros ↔ traseiros (se for configuração quadrada) para ver se a sensação muda de lado ou melhora.

5. Alinhamento + ponto zero do ângulo de direção (especialmente após trabalhos ADAS)
• A calibração da câmara ADAS pressupõe que o alinhamento está correto e que o sensor do ângulo de direção (G85) está zerado. Se a convergência estiver ligeiramente fora ou o desvio do ângulo de direção não for aprendido, sentirá microcorreções constantes.
• Peça ao concessionário um relatório de alinhamento de 4 rodas de acordo com as especificações da Audi e confirme que realizaram uma configuração básica do sensor do ângulo de direção e alinhamento da câmara num elevador nivelado. Não precisa de "fazer o alinhamento novamente" cegamente – apenas verifique se foi feito e se está dentro das especificações.

6. Verificação da realidade da suspensão S line + jantes grandes
• A suspensão S line mais firme e as jantes maiores transmitem mais os subtis sulcos da autoestrada, pelo que, depois de resolver os pontos acima, ainda pode sentir uma direção mais "viva" do que num carro mais macio. Se ainda o incomodar a longo prazo, um modelo de pneu diferente (mais voltado para turismo) ou a redução de uma medida de jante ajuda notavelmente.

7. Verificação de software/TSB (concessionário)
• Peça-lhes para verificarem atualizações de software EPS/câmara ou boletins técnicos sobre compensação de deriva central ou comportamento do guiamento de faixa no seu modelo. É uma verificação rápida com ODIS.
Um plano de teste de 10 minutos
• Dia calmo, pouco trânsito. Defina a Direção = Conforto. Meça/ajuste as pressões primeiro. Faça 5-10 minutos a 100-110 km/h com o Lane Assist desligado, depois ligado com intervenção reduzida. Se a estranheza acompanhar o Lane Assist, encontrou a causa principal; ajuste-o ou desative-o. Se persistir com o Lane Assist desligado, concentre-se nos pneus/alinhamento/zeragem G85.

Conclusão: a maioria dos casos como este acaba por ser (1) a sobreposição de torque do Lane Assist, um pouco demasiado zelosa, e/ou (2) pressão dos pneus/escolha de pneus/seguir sulcos da linha de acabamento. Alinhamento + zeragem do ângulo de direção é a próxima solução mais comum, especialmente após trabalhos ADAS recentes.

#6 ·
Olá,

Isso é muito útil, obrigado.

Devo voltar à concessionária no início do novo ano e, finalmente, pedirei para verificarem novamente o alinhamento.

Como o alinhamento acabou de ser feito, estou confiante de que o veículo permanece alinhado.

Tive a configuração individual do seletor de condução para conforto na direção e foi melhor.

Verificar a pressão dos pneus foi o próximo item na minha lista e posso fazer isso facilmente.

Tenho o modelo facelift, você tem alguma dica para estacionar o veículo reto? Não temos câmeras de ré, embora eu vá instalá-las em breve.